Um dos primeiros e grandes heróis negros das HQs, Luke Cage nasceu no período da “explosão negra”, ou seja, quando os negros começaram a ter grande evidencia na cultura pop, seja nos quadrinhos ou nos cinemas. Luke acabou tendo maior fama ao fazer uma parceria com o Punho de Ferro na formação dos Heróis de Aluguel, mas após muitos anos, acabou sendo um pouco esquecido, mas voltou aos holofotes com a produção das séries solo da Marvel/Netflix, primeiramente em “Jessica Jones” e depois em sua própria série solo “Luke Cage”, em que é interpretado por Mike Colter, que acabou conquistando o público com sua estória de resignação do passado, enquanto constrói seu futuro.
Agora que a segunda temporada da sua série solo está para estrear, vamos conhecer um pouco mais desse personagem e sua estória nas HQs.

 

A Criação

O personagem Luke Cage foi criado por Archie Goodwin, John Romita e George Tuska em 1972 para a série de HQs intitulada “Hero for Hire”, que conta as estórias do personagem, explorando a cultura afro-americana.

 

Inspiração

Luke Cage foi inspirado após a onda de filmes do tipo Blaxploitation (movimento cinematográfico norte-americano que surgiu nos anos 70 e que significa literalmente “explosão negra”, que eram filmes estrelados e dirigidos por negros e tinham seu público alvo direcionado aos negros norte-americanos), um movimento bastante popular nos EUA. O personagem foi o primeiro super-herói negro a estrelar sua própria série de quadrinhos.
O nome completo do personagem é Carl Lucas, um humano geneticamente modificado, nascido no bairro do Harlem em Nova York.

 

Aparições

Luke Cage já estreou em uma revista própria, mas após o gênero Blaxploitation perder considerável popularidade, o personagem foi unido a outro herói que também havia perdido sua popularidade, este é o Punho de Ferro e assim foi criado os Heróis de Aluguel. Posteriormente, o personagem foi apresentado por Brian Michael Bendis na saga “Guerra Secreta”, e nas HQs “Alias”, “The Pulse”, “Demolidor” e “Novos Vingadores”. Já em 2010, Luke Cage se tornou um dos membros da equipe Thunderbolts a partir da edição #144, e se tornou o líder da equipe Vingadores Sombrios na edição #175 e reapareceu em “Novos Vingadores”#2.

 

Revista Própria

A primeira HQ solo foi à estreia do personagem neste segmento, “Hero for Hire” #1 de 1972, escrita por Archie Goodwin e George Tuska, desenhado por John Romita, onde conta como Carl Lucas conseguiu seu poder e como nasceu o codinome Luke Cage. Esta é uma série de quadrinhos de grande importância para a história, por se tratar da primeira série estrelada por um negro (que para a época era algo incomum). Luke Cage possui muitas boas estórias nas HQs, algumas delas são:

HQ “Quarteto Fantástico” #168 a #170: Escrita por Roy Thomas e desenhado por Rich Buckler em 1961. Aqui podemos dizer que foi sua primeira aparição nas HQs.
Trama: Após ser exposto a radiação Gama, o Coisa voltou a ser o pacato Ben Grimm e agora com está com uma namorada, a bela Alicia Masters e com ela Ben tem uma chance de construir uma vida normal. Como nada é perfeito, há alguém que não quer que Ben e Alicia tenham algo novo! Enquanto isso, Reed decide substituir o Coisa imediatamente por alguém poderoso, que tal o próprio Poderoso? Luke Cage aceita a oferta do Sr. Fantástico e quando o vilão Destruidor começa a criar confusão em um banco local, o Poderoso faz seu primeiro teste com o Quarteto Fantástico.

 

HQ “Amazing Spider-Man” #123: Escrita por Gerry Conway e desenhada por John Romita e Gil Kane em 1963.
Trama: Enquanto Peter Parker e seus amigos assistem ao funeral de Gwen Stacy, J.J. Jameson planeja vingar-se da morte de Norman Osborn! O dono do Clarim Diário contrata o poderoso Luke Cage para rastrear o responsável. Em um telhado de Manhattan o Herói de Aluguel embosca o Homem Aranha, os dois trocam socos e golpes um após o outro sem cansar, como eles vão quebrar esse impasse antes de se dividirem ao meio?

 

HQ “Hero for Hire” #1: Escrita por Archie Goodwin e George Tuska, desenhado por John Romita em 1972. HQ de origem do herói de rua Luke Cage.
Trama: Preso indevidamente na prisão de Seagate, Carl Lucas passa por um experimento cientifico, mas quando um guarda racista da prisão adultera a máquina, Lucas desenvolve alguns efeitos colaterais sobrenaturais, ou seja, uma maior resistência e uma pele à prova de balas! Assim nasce Luke Cage.

 

HQ “Hero for Hire” #9: Escrita por Steve Englehart e George Tuska, desenhado por Billy Graham em 1972.
Trama: Luke Cage invade o edifício Baxter, mas o Quarteto Fantástico está a postos! Uma batalha segue, mas uma vez que Cage explica sua missão de receber o pagamento do Dr. Destino, Reed Richards lhe dá uma aeronave para voar até a Latveria. Cage embarca em uma missão ao castelo do Destino.

 

HQ “Poderoso e Punho de Ferro” #50: Escrita por Chris Claremount e John Byrne, desenhado por Dave Cockrum e Irving Watanabe em 1978.
Trama: Absolvido dos crimes que o levaram à Penitenciária de Seagate, Luke Cage celebra sua liberdade na cobertura da suíte de seu advogado. Enquanto estava lá, reflete sobre seu passado e assim as origens do Poderoso são reveladas. No entanto, este devaneio é perturbado quando os criminosos Stiletto e Discus quebram a festa!

 

HQ “Heroes For Hire” #1: Escrita por John Ostrander e Roger Stern, desenhado por Pascual Ferry em 1997.
Trama: Os Heróis de Aluguel nascem quando os principais cientistas e o Hulk são feitos de reféns nas Nações Unidas em Nova York! Punho de Ferro, Tigresa Branca e Hércules chegam ao local!

 

HQ “Alias” #1: Escrita por Brian Michael Bendis e desenhado por Michael Gaydos em 2001. Primeira aventura de Jessica Jones com seu futuro marido Luke Cage.
Trama: Jessica Jones, uma super-heroína fantasiada, mas não é muito boa. Agora, uma alcoólatra autodestrutiva, que fuma cigarros e é proprietária e única funcionaria de uma firma privada de investigações especializadas em casos sobre-humanos. Quando ela expõe a identidade de um herói, sua vida se torna dispensável.

 

HQ “Novos Vingadores” #22: Escrita por Brian Michael Bendis e desenhado por Leinil Francis Yu em 2004. Nesta HQ, Luke e Jessica devem decidir o que fazer com sua filha Danielle em meio a Guerra Civil.
Trama: Irmão contra irmão! Em meio a Guerra Civil, Luke Cage é forçado a tomar partido de um dos lados dos heróis. Com uma nova esposa e um bebê na balança, o que Cage fará?

 

HQ “New Avengers”, Vol. 2 #1: Escrita por Brian Michael Bendis e desenhado por Stuart Immonen em 2011.
Trama: Descubra quem são os Novos Vingadores, onde é o local que chamam de lar, que Vingador sombrio se uniu as suas fileiras e quem é a ameaça demoníaca interdimensional para a nossa existência. Esses heróis se reuniram para enfrentar as ameaças mais obscuras, perigosas e bizarras demais para qualquer outro time de heróis. Os Novos Vingadores estão de volta!

 

HQ “Vingadores Poderosos” #1: Escrito por Al Ewing e desenhado por Greg Land em 2013.
Trama: Os Vingadores estão a anos-luz de distancia no espaço, lutando com os Construtores! Os Saqueadores de Thanos saqueiam a Terra, fazendo o que quiserem! Quem vai ficar em defesa da humanidade? Luke Cage, o incrível Homem Aranha, Espectro e a Tigresa Branca, além de uma figura misteriosa em um traje mal-intencionado do Homem Aranha. Esses heróis improváveis devem se reunir quando ninguém mais puder – contra o implacável ataque da vilã Próxima Meia-Noite.

 

Estória

Juventude no crime: Carl Lucas nasceu no Harlem e ainda na adolescência, tornou-se membro de uma gangue, onde praticou pequenos crimes ao lado de seu amigo Willis Stryker, quase sempre em nome do gangster Sonny Caputo, mais conhecido como Hammer. Lutou ao lado de Willis contra a gangue rival Diablos e assim passou toda sua adolescência dentro e fora de instituições juvenis até a maior idade, pois Lucas sonhava em se tornar um grande mafioso em Nova York.

Se tornando adulto: Com o tempo, Lucas percebeu o quanto suas ações estavam prejudicando sua família, assim saiu da vida do crime e começou a trabalhar em um emprego legitimo. Já seu amigo Stryker acabou subindo na hierarquia do crime, mas ambos ainda eram amigos. Em certo momento, Lucas acabou salvando Stryker de mandatários do Sindicato Maggia, máfia que estava irritada por algumas ações feitas por Stryker.

Acusado sem ser culpado: Tudo mudou quando a namorada de Stryker rompeu com o mesmo por medo de seus trabalhos criminosos, ela procurou consolo em Lucas que acabou envolvido nesse mal entendido que fez Stryker pensar ser Lucas o responsável pelo rompimento do namoro, por vingança Stryker plantou heroína no apartamento de Lucas que foi preso pela policia e acusado de trafico de drogas.

Prisão: Lucas foi enviado para a prisão de Seagate e o contato com sua família já escasso foi totalmente interrompido por meio de ser irmão mais velho James Jr. que interceptava as cartas de Lucas para seu pai e acabou levando cada um a acreditar que o outro estava morto. Na prisão, Lucas era maltratado severamente pelo guarda Rackham e pelo diretor, até que a direção foi mudada e um cientista viu pelas condições físicas de Lucas a possibilidade de desenvolver um projeto cientifico bancado pelas Indústrias Stark.

O surgimento dos poderes: Lucas foi levado ao laboratório da prisão e banhado em um químico especial pelo Dr. Noah Burstein que injetou bactérias e o escaldou em um produto químico. O antigo guarda Rackham, que fora rebaixado após a troca da direção por suas agressões a Lucas, resolveu se vingar e o prendeu dentro da maquina. Não suportando a incessante dor, Lucas arrebentou a maquina e atacou Rackham que ficou gravemente ferido. Desesperado, Lucas tomou consciência de sua nova força descomunal e sua pele impenetrável, assim resolveu fugir e a policia dá Carl Lucas como morto.

Nasce Luke Cage: Após escapar da prisão e ser dado como morto, Lucas vê nessa situação uma oportunidade de recomeçar, assim adotando o nome Luke Cage ele começou a se dedicar ao negocio de ajudar as pessoas por um preço, assim se autodenominou “Herói de Aluguel” onde adotou o codinome Poderoso. Cage abriu um escritório na Times Square, onde ajudado por seu agora amigo e único que sabia o segredo do seu passado, Dr. Burstein e sua parceira a Dra. Claire Temple, Cage começa a lutar contra criminosos convencionais até passar para os criminosos mais poderosos.

 

Os Heróis de Aluguel

O famoso grupo das HQs da Marvel, Heróis de Aluguel apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em “Poderoso e Punho de Ferro” #54 de 1978, sendo criado por Ed Hanningan e Lee Elias. A equipe foi uma ideia para alavancar a popularidade dos heróis Luke Cage e Punho de Ferro que estavam sofrendo com a queda da sua própria popularidade em seus segmentos como a Blaxploitation (Luke Cage) e as Artes Marciais (Punho de Ferro), em um esforço para salvar ambos os personagens do cancelamento, foi criada essa série especial que acabou por ser cancelada no #125 em setembro de 1986.
“Heróis de Aluguel” começa quando o criminoso chamado Bushmaster sequestra o Dr. Noah Burstein e a Dra. Claire Temple, chantageando Cage a sequestrar a detetive Misty Knight que o tinha humilhado em seu encontro anterior. Os esforços de Cage para libertar seus amigos o levaram a uma briga com o então namorado de Knight, o artista marcial conhecido como Punho de Ferro, que ao se ater a situação de Cage, com a ajuda de Knight o ajudam a derrotar Bushmaster.
Após essa primeira aventura, o advogado Jeryn Hogarth fundou a equipe Heróis de Aluguel e para integrar a equipe contratou Luke Cage e Punho de Ferro, que mesmo tendo pouco em comum com o tempo se tornaram grandes amigos.

 

Poderes e Habilidades

Apesar de parecer apenas um herói cheio de músculos e sem qualquer poder impactante, Luke Cage adquiriu muitos atributos físicos sobre-humanos ao passar pelo processo de regeneração celular, sendo considerado pelo próprio Tony Stark uma ameaça de Nível Beta.
Cage possui força sobre-humana, onde é capaz de suportar um pouco mais de 50 toneladas, além de que, com sua força ele consegue saltar como o Hulk, mas em uma altura pouco mais baixa. Cage ainda possui velocidade aprimorada, vigor super-humano, também possui fator de cura acelerado em ferimentos médios, e o que mais o destaca como herói, a sua pele impenetrável. A pele de Cage é tão dura quanto metal e seus tecidos musculares e ósseos são consideravelmente mais densos dos que os tecidos de um humano comum, dando a ele uma resistência muito maior a danos físicos, assim ele pode suportar disparos de armas convencionais, não pode ser cortado por laminas convencionais, e suporta explosões de 70 quilos de TNT sem qualquer ferimento, é resistente a temperaturas extremas e choques elétricos, também suporta o fogo e alguns impactos de super-humanos mais fortes que ele e quedas de alturas consideráveis.
As habilidades de Luke Cage englobam ser um mestre em combate corpo-a-corpo, é um atleta habilidoso, possui uma educação avançada, ou seja, é autodidata em direito e fala varias línguas, além de ser um excelente orador que o fez ganhar o respeito de um grande numero de pessoas apenas por discursar.

 

Inimigos

Cascavel: Willis Stryker é o alter-ego deste super-vilão que pode ser considerado como o arqui-inimigo de Luke Cage. Stryker era um dos amigos de infância de Cage, conhecido como Cascavel por seu domínio com as facas (especialmente as que explodem, liberam gases tóxicos ou criam ondas sonoras), ele cresceu no Harlem com Cage sendo seu melhor amigo e parceiro em seu período na criminalidade. Acabaram se desentendendo por Stryker pensar que sua namorada o traiu com Cage e assim o mesmo o incriminou, o que fez Cage ser preso, mas anos depois ambos acabaram acertando suas contas.

Black Mariah: Mariah Dillard é a líder de uma gangue de criminosos de Nova York chamada Rat Pack, sua principal atividade criminosa era usar uma ambulância roubada para pegar os corpos dos recém-falecidos e roubar quaisquer objetos de valor que tivessem, além de ser uma poderosa traficante de drogas. Seu primeiro confronto com Luke Cage foi um pouco antes dos Heróis de Aluguel, quando ele fora contratado por uma viúva a fim de encontrar o corpo de seu marido. Desde então se tornaram grandes inimigos.

Shades: Criminoso que cresceu no Harlem ao lado de Cage, Stryker e Comanche onde juntos eram membros da gangue Rivais. Posteriormente, Shades foi preso em Seagate onde foi torturado pelo implacável guarda Rackham e após anos de abuso e racismo na prisão, Shades escapou junto com seu amigo Comanche que também estava preso com ele e se tornaram os “Bandidos de Aluguel” ao qual por diversas vezes enfrentaram os “Heróis de Aluguel”.

Comanche: Parceiro de crime de Shades, ele cresceu no Harlem e tudo o que se pode dizer da vida criminosa de Shades ocorreu com Comanche.

Cottonmouth: Cornell Stokes (conhecido também como Boca de Algodão) é um traficante de drogas de Nova York, Stryker roubou um de seus carregamentos de heroína de Cottonmouth para incriminar Cage e envia-lo para a prisão. Ao se tornar o Poderoso, Cage rastreou as drogas que o incriminaram e descobriu que veio de Cottonmouth, assim se infiltrou na sua organização a fim de leva-lo a prisão.

Escaravelho Dourado: Matthew Gilden é um ladrão profissional obcecado por ouro, usou uma falsa identidade “Jack Smith” para contratar Cage para que uma carga não fosse roubada pelo Escaravelho Dourado, mas Gilden de Escaravelho roubou o ouro e tentou colocar a culpa em Cage. Cage conseguiu recuperar o ouro e limpar seu nome, mas o Escaravelho acabou escapando.

 

Parcerias

Luke Cage sendo um herói de rua tem muitos conhecidos, desde humanos normais a super-heróis, na categoria de amigos Cage está muito bem servido, por ter feito parte dos grupos Heróis de Aluguel, Vingadores, Quarteto Fantástico, Vingadores Secretos e Novos Vingadores, além dos Defensores. Dentre todos esses grupos, Cage conquistou as amizades poderosas do Punho de Ferro (seu grande e melhor amigo), Jessica Jones (sua futura esposa e mãe de sua única filha Danielle Cage) e claro o não menos importante Demolidor.

 

Relacionamentos

A vida do poderoso Luke Cage sempre foi muito corrida, mas ele sempre teve um tempo para seus curtos romances de uma noite, mas por vezes algumas mulheres conseguiram chegar ao seu coração:

Jessica Jones: Podemos considera-la como o grande amor de Luke, pois foi a única que conseguiu amarrar o garanhão de vez, ao se casar e ter uma filha com o Poderoso. Eles se conheceram enquanto Jessica atuava como a heroína Safira, mas se envolveram casualmente quando Jones se tornou investigadora particular e trabalhava como guarda-costas de Matt Murdock. Bêbada eles passaram a noite juntos, mas logo se afastaram. Pouco tempo depois, Cage a apoiou quando Jones é forçada a rever os abusos que sofreu no passado por Killgrave, desta maneira, Cage começou a ter sentimentos por Jones. A relação sem compromisso se tornou séria quando Jones revelou estar gravida, assim os dois passaram a morar juntos e logo se casaram.

Claire Temple: Uma composição da Enfermeira da Noite, Claire Temple é uma médica que trabalhava com o Dr. Noah Burstein em sua clinica. Ela conheceu Cage quando o mesmo fora baleado por assassinos enviados pelo vilão Cascavel, ela acabou sequestrada por Cascavel mas Cage conseguiu salvá-la. Posteriormente eles se envolveram romanticamente, mas pela vida de Herói de Aluguel de Luke, Claire constantemente se envolvia em suas aventuras até mesmo sendo usada pelos inimigos de Cage. O relacionamento durou por anos, mas a profissão de Cage causou muitos conflitos entre os dois, ate o momento em que Claire decidiu se separar definitivamente de Cage.

Mulher Hulk: Em um período em que Jeniffer Walters trabalhava no grupo de profissionais Heróis de Aluguel, Cage e Jennifer namoraram brevemente, mas a relação logo acabou por conflitos internos do grupo.

Harmony Young: Uma modelo e socialite que vivia em Nova York, eles se conheceram quando Luke atuava como Herói de Aluguel ao lado do Punho de Ferro, os dois namoraram por bastante tempo, mas a relação acabou por conta da vida atribulada de Luke.

 

Mídias

Com a queda da sua popularidade, Luke Cage acabou se tornando um herói coadjuvante fazendo participações em desenhos e séries da Marvel.
Na televisão Luke Cage aparece nas séries animadas “Esquadrão de Heróis” (2009), “Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra” (2010) e em “Ultimate Homem Aranha” (2012).
Nos games, Cage faz aparição em “Marvel Ultimate Alliance” (2006) e em “Spider-Man: Web of Shadows” (2008).

 

Atualmente

O personagem ganhou uma participação na série live-action “Jessica Jones” de 2015 pela Marvel/Netflix, sendo interpretado pelo ator Mike Colter, onde com o sucesso sucedido por esta série e pela série do mesmo segmento “Demolidor” também de 2015, Luke Cage ganhou uma série solo onde é uma continuidade da sua estória iniciada em “Jessica Jones”. A série mostra o herói de rua Luke Cage defendendo seu bairro natal, o Harlem dos perigos que o rondam.
Luke Cage também protagoniza a série live-action da Marvel/Netflix “Os Defensores” de 2017 ao lado dos heróis Demolidor, Jessica Jones e Punho de Ferro.
Em continuidade da sua primeira temporada, “Luke Cage” ganhará uma segunda temporada que será disponibilizada pelo streaming Netflix a partir do dia 22 de junho.

 

 

Apesar de ser considerado um personagem coadjuvante, Luke Cage é muito mais que isso, é um grande herói que tem grande importância na história dos quadrinhos por ter sido o primeiro herói negro a ter uma HQ própria, também a mostrar que os negros são muito mais que o estereotipado, ele sim é um dos heróis mais representativos das HQs e um dos mais admirados por sua trajetória como um homem resignado.

Deixe um Comentário

Por favor, deixe seu comentário!
Digite seu nome aqui